Sobre

EVERYONE A CHANGEMAKER

Mudar o Mundo. Juntos.

Vivemos num mundo cada vez mais desafiante...

esquemas 10

Um mundo de volatilidade, complexidade e hiperconectividade crescentes

esquemas 11

com níveis de crescimento populacional, migratório e de automação explosivos

esquemas 12

e problemas sociais, económicos e ambientais cada vez mais complexos.

Perante esta realidade, precisamos de saber responder a esses desafios. E só há uma forma de o fazermos: Inovando & Colaborando.

Somos todos parte de um ecossistema, onde estamos em constante interação, numa rede de interdependências visiveis ou invisíveis. O que fazemos impacta tudo o resto, quer queiramos, quer não. Somos co-responsáveis uns pelos outros e pelo equilíbrio do ecossistema que nos acolhe e sustenta.

Precisamos de uma mudança de paradigma. Necessitamos de nos envolver na procura por novas soluções, inovando nos processos e nos serviços. Em todos os dominíos - educativo, social, ambiental, económico e cultural - esse desafio está presente. Mas, mais do que tudo….precisamos de inaugurar uma nova “era da colaboração”.

Acordar. Mobilizar. Inspirar. Agir...

Neste evento, propomos momentos de inspiração e partilha no sentido de aprofundar os seguintes temas-chave:

TEAM-EMPREENDEDORISMO

Podemos ir além da interpretação clássica do empreendedorismo social, centrada no mérito do indivíduo (do empreendedor) e na exaltação da sua capacidade?

A realidade mostra-nos que a verdadeira força inovadora está na capacidade de empreender em equipa. É no trabalho em equipa que crescemos como indivíduos e multiplicamos a nossa capacidade de mudar o mundo….porque quando empreendemos juntos, 1+1 não são 2, mas muito mais!

tema empreender

APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA

Podem as Escolas ser espaços de inovação que promovam a transformação social em função do bem comum ?

As expetativas da sociedade quanto ao papel da Escola são imensas. É-lhe pedido tudo e as Escolas esforçam-se por corresponder. Algumas fazem-no correndo os riscos de inovar. Trilham novos caminhos para aprendizagens significativas e descobrem novas abordagens curriculares e pedagógicas. Colocam o estudante no centro do processo educativo..e começam a revolução.

tema aprendizagem

ECOSSISTEMAS COLABORATIVOS

Em tempo de complexidade e fragmentação é possível construir ecossistemas colaborativos que envolvam várias instituições, por exemplo no dominio da educação, para construir novas respostas aos desafios que enfrentamos?

A resolução dos problemas complexos não é possível sem um verdadeiro trabalho de colaboração entre todos os agentes de mudança. É preciso várias perspetivas, várias competências e, sobretudo, a capacidade de as mobilizar em redes de interação colaborativa. Sabemos que a colaboração não é fácil, é contra-cultural e é constantemente boicotada pelo sistema e dificultada pela própria natureza humana. Mas é o único caminho para resultados efetivos.

tema colaborativos